Terça-feira, 6 de Maio de 2008

Anos 1940 - A moda e a guerra

Em 1940, a Segunda Guerra Mundial já estava na Europa. A cidade de Paris já não tinha os grandes nomes da alta-costura e suas casas. Muitos estilistas mudaram-se ou fecharam as suas casas.

 A Alemanha tentou destruir a indústria francesa de costura, levando as casas parisienses para Berlim e Viena, mas não teve êxito.

O estilo militar durou até o final dos conflitos. A mulher era magra e as suas roupas e sapatos ficaram mais pesados e sérios.

A escassez de tecidos fez com que as mulheres tivessem de modificar as suas roupas e utilizar materiais alternativos na época, como a viscose, o raiom e as fibras sintéticas.

              O corte das roupas era recto e masculino ainda em estilo militar. As jaquetas e abrigos tinham ombros acolchoados angulosos e cinturões. Os tecidos eram pesados e resistentes, como o "tweed", muito usado na época.

As saias eram mais curtas, com pregas finas ou franzidas. As calças compridas tornaram-se práticas e os vestidos, que imitavam uma saia com casaco, eram populares.

O nylon e a seda escasseavam, o que fez com que as meias finas desaparecessem do mercado, sendo trocadas pelas meias soquetes ou pelas pernas nuas, muitas vezes com uma pintura falsa na parte de trás, imitando as costuras.

Os cabelos das mulheres estavam mais longos que os dos anos 30. Devido à dificuldade em encontrar cabeleireiros, os ganchos eram usados para prendê-los e formar cachos. Os lenços também foram muitos usados nessa época. A maquilhagem era improvisada.

A simplicidade a que a mulher estava submetida despertou o seu interesse pelos chapéus que eram muito criativos. Nesse período surgiram muitos modelos e adornos: grandes, com flores e véus; outros, mais pequenos de feltro, em estilo militar.

publicado por Mary às 21:57
link do post | comentar | favorito

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Época Medieval

. Poesia trovadoresca

. Historiografia

. Época Clássica

. Poesia épica

. Teatro

. Prosa religiosa barroca

. Época Romântica

. O romance histórico

. A prosa realista e a Gera...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds