Quinta-feira, 24 de Abril de 2008

Anos 1950 - A época da feminilidade

O fim da guerra e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50 tornou-se mais feminina e glamourosa, de acordo com a moda lançada pelo "New Look", de Christian Dior, em 1947. Foram gastos muitos tecidos para confeccionar um vestido, bem amplo e na altura dos tornozelos.

A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, usavam-se as luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias.

A silhueta extremamente feminina e alegre permaneceu durante toda a década de 50 e manteve-se como base para a maioria das criações desse período. Tudo indicava que a moda seria simples e prática, acompanhando todas as mudanças provocadas pela guerra, mas nunca uma tendência foi tão rapidamente aceita pelas mulheres como o "New Look" Dior, o que indicava que a mulher ansiava pela volta da feminilidade, do luxo e da sofisticação.

A maquilhagem da moda valorizava o olhar, o que levou a uma infinidade de lançamentos de produtos para os olhos, um verdadeiro arsenal composto por sombras, rímel, lápis para os olhos e sobrancelhas, além do indispensável delineador. A maquilhagem realçava a intensidade dos lábios e a palidez da pele, que devia ser perfeita.

As tintas para cabelos passaram a fazer parte da vida de dois milhões de mulheres e das loções alisadoras e fixadoras.

Os penteados eram os coques ou os rabos-de-cavalo. Os cabelos ficaram um pouco mais curtos, com mechas caindo no rosto e as franjas davam um ar de menina.

Esta época terminou com uma grande geração de jovens que vivia bem financeiramente num clima consumista do pós-guerra.

publicado por Mary às 22:14
link do post | comentar | favorito

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Época Medieval

. Poesia trovadoresca

. Historiografia

. Época Clássica

. Poesia épica

. Teatro

. Prosa religiosa barroca

. Época Romântica

. O romance histórico

. A prosa realista e a Gera...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds