Quinta-feira, 24 de Abril de 2008

Anos 1960 - A época que mudou o mundo

            O rock and roll e Elvis Presley influenciaram muito a década de 60, usou-se os blusões de cabedal e os jeans.

Nos anos 60 os jovens predominavam no mundo, influenciados pelas ideias de liberdade começavam a opor-se à sociedade de consumo vigente.

Este período pôs fim à moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de vestir estava cada vez mais associada ao comportamento.

As empresas criaram produtos especiais para os jovens, que, pela primeira vez, tiveram a sua própria moda. A moda era precisamente não seguir a moda, o que representava um sinal de liberdade e o grande desejo da juventude da época.

A minissaia era a peça de roupa mais utilizada. Os tecidos apresentavam muita variedade, usavam-se os estampados e as fibras sintéticas. A lingerie passou a ser usada por todas as mulheres, bem como o uso da calcinha e da meia-calça, que dava conforto e segurança, tanto para usar a minissaia, como para dançar o twist e o rock.

O unissexo generalizou-se com os jeans e as camisas sem gola. Pela primeira vez, a mulher usava roupas tradicionalmente masculinas, como o smoking.

 A maquilhagem era essencial e feita particularmente para o público jovem. Os olhos eram muito marcados, com batons clarinhos ou mesmo brancos e os produtos preferidos deviam ser práticos e fáceis de usar.

As perucas passaram a estar na moda, mais baratas e em diversas tonalidades e modelos, elas eram produzidas com uma nova fibra sintética, o kanekalon.

A moda masculina era os paletós sem colarinho de Pierre Cardin e o cabelo de franjão, gravatas largas e botinas. A silhueta era mais ajustada ao corpo.

Os anos 60 terminaram com a chegada do homem à lua.

publicado por Mary às 22:07
link do post | comentar | favorito

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Época Medieval

. Poesia trovadoresca

. Historiografia

. Época Clássica

. Poesia épica

. Teatro

. Prosa religiosa barroca

. Época Romântica

. O romance histórico

. A prosa realista e a Gera...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds