Quinta-feira, 24 de Abril de 2008

Estilista portugueses

Actualmente em Portugal existem muitos estilistas que criam colecções que brilham pela inovação, irreverência, originalidade, estilo, excentricidade, glamour, modernidade e personalidade. Para os estilistas vingarem têm que ser muito diferentes e apresentar peças que mostrem algo de novo ao consumidor.

A mais velha estilista portuguesa com sucesso surgiu nos anos 70, Ana Salazar que se caracteriza pela excentricidade. Depois nos anos 80 e 90 surgem vários criadores como Miguel Vieira com as suas colecções construídas a partir do preto e do branco (e do cinzento, numa mais avançada fase), exibe-se com cortes perfeitos, clássicos e extremamente adaptáveis para a mulher executiva. O seu estilo glamorouso apelida-se city chick. Também surge João Rôlo que diz que é o único criador de Haute-Couture português, o que não corresponde à realidade. José António Tenente também aparece no mundo da moda e explora o city chick, vestindo várias personalidades, como Bárbara Guimarães. Também Manuel Alves e José Manuel Gonçalves surpreendem com as suas criações e são os eleitos da alta sociedade portuguesa.

Na década de noventa surge Fátima Lopes, que se tornaria, além de «rival» de Ana Salazar, a estilista mais internacional portuguesa.

Surgem novos designers como Maria Gambina, Katty Xiomara, o «l'enfant terrible de la mode» Dino Alves, entre outros. Embora com empreendimentos como o Portugal Fashion, no Porto, e a Moda Lisboa, na capital, o público ainda não vê a moda como uma arte de excelência, como é na realidade. Vêm as criações como um produto, não como uma obra de arte, como uma pintura, uma instalação. Como tal, o investimento é pouco e o pouco que há para muito não serve, e alguns criadores abandonam a carreira em pról de algo mais rentável e menos caro, como foi o caso de Miguel Flor, um designer em ascensão que, sem mais fundos para manter a sua empresa de moda abandonou a carreira.

publicado por Mary às 21:52
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Becariso a 28 de Maio de 2010 às 10:50
Olá Liliana, Mariana, Mónica e Richard!
Nós somos a Ana, Beatriz, Carolina, Soraia e gostámos desta postagem, até porque estamos a fazer um trabalho no âmbito da disciplina de àrea de projecto, sobre este sub tema. O nosso tema é ANOS 80 (moda, séries, música e filmes, se quizerem ajudar :P) e ajudou imenso!Beijinhos ;)
P.S.: se quizerem, visitem !!! -> http://becarisocaic.blogspot.com/

Comentar post

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Época Medieval

. Poesia trovadoresca

. Historiografia

. Época Clássica

. Poesia épica

. Teatro

. Prosa religiosa barroca

. Época Romântica

. O romance histórico

. A prosa realista e a Gera...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds