Quinta-feira, 24 de Abril de 2008

Ana Salazar

Ana Salazar desenvolveu uma nova filosofia e uma nova forma de estar na moda em Portugal.

Ana Salazar nasceu em Lisboa ela inicia a sua carreira na Moda na década de 70,  introduzindo um novo conceito de vestir para Portugal, sendo considerada pela imprensa (nacional e internacional) como pioneira da Moda “Made in Portugal”.

A partir de 91 desenha ANA SALAZAR CERÂMICA, uma linha de azulejos para interiores. Para além da criação de peças para lojas de museus nacionais e de ter projectado as togas do ISCTE, participou em várias exposições temáticas, em Portugal e no estrangeiro, designadamente: “La Mode au Xème Siècle (Musée du Louvre, Paris, e Museu do Traje, Lisboa); “Traje-Um objecto de Arte” (F. Gulbenkian, Lisboa); “Moda e Design de Objectos” (Europalia, Bruxelas); “Variations Gitanes” (Musée du Louvre, Paris); “Histoire de Mode d’hier et d’aujourdui” (Musée des Arts de la Mode, Paris).

O não de 1999 marca o início da colaboração de Rita Salazar na criação das colecções, que é actualmente responsável pela direcção do gabinete criativo.

Em 2003 Ana Salazar lança o livro “Ana Salazar – Uma Biografia Ilustrada”, uma obra com múltiplas fotografias que documentam toda a sua vida até à actualidade.          

Para além das várias distinções e prémios que tem recebido, foi condecorada pelo Sr. Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, com a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e distinguida com o "Prémio Carreira" e o "Troféu Sena da Silva", do Centro Português de Design.

Em 2004, cria os lenços de senhora para a AML - Área Metropolitana de Lisboa e é responsável pelo conceito e design das peças de merchandising desenvolvidas para o Aquário da Madeira. No final do mesmo ano, lança uma nova fragrância, "Silêncio", e participa na emissão filatélica "Moda Portuguesa",  dedicada aos mais importantes criadores de moda portugueses, com a elaboração de um selo, para os CTT correios.   

Em 2005 lança a colecção Ana Salazar Eyewear, que inclui óculos oftalmológicos e de sol. Inaugura a exposição "15 anos Ana Salazar / Recer", no Museu Nacional do Azulejo, que se prolonga até 2006.

Em 2006 apresenta a nova colecção Ana Salazar Eyewear e desenvolve um capacete e um fato de competição para a Seat.

Em 2007 lança o novo perfume para homem AS e relança a sua segunda linha, AS, que para além de peças casuais apresenta uma linha completa de jeans. Ana Salazar é considerada pela revista Visão uma das mulheres mais influentes em Portugal.

publicado por Mary às 21:50
link do post | comentar | favorito

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Época Medieval

. Poesia trovadoresca

. Historiografia

. Época Clássica

. Poesia épica

. Teatro

. Prosa religiosa barroca

. Época Romântica

. O romance histórico

. A prosa realista e a Gera...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds