Domingo, 11 de Maio de 2008

As Doce

As doce são um dos nomes incontornáveis da música portuguesa da década de 80, especialmente pela polémica que causaram no panorama conservador que se vivia em Portugal, devido à sua postura e às roupas demasiado provocadoras que ostentavam.

A banda foi formada em 1979 por Fátima Padinha, Teresa Miguel, Lena Coelho e Laura Diogo e assinou um contrato com uma editora discográfica nesse mesmo ano. O single de estreia, “Amanhã de manhã”, foi um grande sucesso e em poucas semanas alcançou um disco de prata e um de ouro. Participaram pela primeira vez no Festival RTP da Canção em 1980 com o tema “Doce”, alcançando o segundo lugar na final. No ano seguinte participaram novamente no Festival com a canção “Ali Babá”, ficando em quarto lugar. O álbum de estreia, “OK KO”, produzido por Tozé Britto e Mike Sergeant, foi editado no mesmo ano. Os problemas começaram na mesma altura em que começaram os concertos de promoção: recebiam telefonemas anónimos e tiveram várias vezes de abandonar o palco escoltadas pela polícia. No auge da carreira, a banda foi assaltada pela divulgação de vários boatos; um deles acusava Laura Diogo de apenas fingir que cantava, emprestando unicamente a presença física nos concertos.

O seu segundo álbum, “É Demais”, foi editado em 1981 e no ano seguinte participaram pela terceira vez no Festival da Canção, com o tema “Bem Bom”. Desta vez, saíram finalmente vencedoras. Pretendendo a internacionalização, a banda lançou singles e álbuns em diversos países da Europa e nos Estados Unidos. Participaram pela quarta vez no Festival da Canção com a música “O Barquinho da Esperança”, só que não foram tão bem sucedidas como anteriormente. Em 1985, Lena Diogo, que estava grávida, foi substituída por Fernanda de Souza, que ficou mais tarde conhecida por Ágata.

A banda entrou em declínio, do qual a saída de Fátima Padinha foi o primeiro sinal; mais tarde também Laura Diogo abandonou a banda. O fim aconteceu em 1986.

 

publicado por Mary às 10:48
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De susana a 11 de Maio de 2008 às 21:33
grandes meninas da musica portuguesa...
este blog esta um maximo.

Comentar post

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Época Medieval

. Poesia trovadoresca

. Historiografia

. Época Clássica

. Poesia épica

. Teatro

. Prosa religiosa barroca

. Época Romântica

. O romance histórico

. A prosa realista e a Gera...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds